Projecto Escola Saudável


Total de visitas: 49441
Comportamentos de Risco

Existem vários comportamentos de risco que prejudicam a saúde e o bem-estar do ser humano. São de referir como comportamentos de risco o tabagismo, o alcoolismo, a dependência de drogas e estupefacientes e a má alimentação (desnutrição).

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Os cigarros contêm cerca de 4720 substâncias tóxicas, sendo uma delas a nicotina, responsável pela dependência. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro, 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronária, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco. As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projecção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale a pena referir que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por SIDA, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou anseio por bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em doenças psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas que mais custos traz. Com excepção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o mecanismo biológico do alcoolismo ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros factores geralmente contribuem para que o uso de álcool se torne em alcoolismo. Esses factores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e a predisposição genética. O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente.

Droga ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", no seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína, etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool, etc.) de uso excessivo. Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoila) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo, para isso, técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas no senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das actividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afectam o sistema nervoso central, modificando as actividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injecção intravenosa. Sendo a droga algo muito consumido nos dias de hoje, existem vários tipos desta matéria:

É comum distinguir o abuso de drogas do seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação refere-se ao uso das drogas para lá do seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, entre outras substâncias químicas. Os utilizadores podem ser classificados em: novato, utilizador ocasional, habitual e dependente.

Como se pode verificar, o consumo destas substâncias pode ter consequências extremamente severas, em relação às quais muitas vezes os jovens não estão a par…

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional